A APP – Associação dos Profissionais de Propaganda realizou mais um fórum esta semana e quem não foi PERDEU.
O tema ´´A Nova Classe Média Brasileira” foi discutido por André Torreta, diretor da Ponte Estratégia; e debatido por Ulisses Zamboni, sócio diretor da Santa Clara Nitro e Rodrigo Lacerda, diretor de marketing corporativo do Carrefour. Apresentação foi feita por Alceu Gandini, Diretor da APP.
Segundo André Torreta, a Nova Classe Média Brasileira é a Classe C, composta por famílias com renda entre R$ 1.065 e R$ 4.591 (Fundação Getúlio Varga) ou seja, 52% da população brasileira é de classe média, o que equivale dizer que são 100 milhões de consumidores.
Na minha opinião, o dado mais interessante é que 25 milhões delas fazem parte da Nova Classe Média e conseguiram esse status nos últimos dois anos!!!!!!!!!!
O que essa nova Classe Média Quer?
Segundo Rodrigo Lacerda, do Carrefour, o maior varejista do Brasil, que resolveu abrir um canal de comunicação com este novo público, “a nova classe média é muito mais exigente que os demais consumidores”. E acrescenta que as maiores reclamações são sobre filas longas, falta de empacotador e mau atendimento. Outros ponto abordado por ele foi a fidelização às marcas que lhes dão status.
Ulisses Zamboni contou um pouco de sua experiência com publicidade nos países do BRIC. A Nitro atua em todos eles e está buscando novas formas de propaganda customizada a cada povo.